Fotos: Vini Monteiro XIII Marcha da Consciência Negra – São Paulo 2016

XIII Marcha da Consciência Negra – São Paulo 2016

Nesse 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, data em que lembramos e celebramos a vida e luta de Dandara, Zumbi e tantas pretas e pretos que, durante toda a história, lutaram pelo povo preto, aconteceu a 13° Marcha da Consciência Negra de São Paulo, na Av Paulista. A marcha teve concentração no MASP e partiu rumo ao Teatro Municipal.

Muitas pessoas notaram a redução do número de pessoas presentes em comparação com marchas dos anos anteriores, o que é importante para avaliarmos a situação do movimento negro, cujas organizações, em boa parte, ainda estão presas a partidos brancos de esquerda que ditam pautas ao movimento. A escolha a portas fechadas do lema “Fora Temer” por essas organizações ilustra bem isso e foi alvo de debate tanto antes quanto na própria marcha, já que além dos assassinatos usuais de pessoas pretas, temos presenciado, semana após semana, várias chacinas ocorrendo no Brasil.

Por outro lado, pessoas e grupos pretos autônomos, como a UCPA (União dos Coletivos Pan-Africanistas) e FRENER (Frente Negra de Erradicação ao Racismo), compareceram em peso e em maior número do que em todas as edições anteriores. E o número de jovens, inclusive estudante secundaristas, que compareceram à marcha também impressionou.

Talvez o futuro do movimento negro esteja nas mãos daquelas e daqueles que não tem rabo preso pra se sentir impedido de gritar que nossas vidas vem em primeiro lugar.

Primeiramente,
Liberdade para Rafael Braga e poder para o povo preto.

Foto: Vini Monteiro

Foto: Vini Monteiro

Foto: Vini Monteiro

Foto: Vini Monteiro

Foto: Vini Monteiro

Foto: Vini Monteiro

Foto: Vini Monteiro

Foto: Vini Monteiro

Foto: Vini Monteiro

Foto: Vini Monteiro

Previous Em homenagem à minha avó, que faria 75 anos hoje, Dia da Consciência Preta
Next Favela Business EP1: Brechó Original Favela

About author

Robin Batista
Robin Batista 21 posts

Robin Batista é designer, editor do Afroguerrilha e colaborador da AFROPUNK.

View all posts by this author →

You might also like

Sorry, no posts were found.

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!

Leave a Reply